Qual é a sua dúvida?
Buscas em destaque:

    Centros de Distribuição

    Publicado em: 10/15/2020, 12:53:25 PM


    Uma loja pode conter diversos Centros de Distribuição, locais de armazenamento e despacho de produtos, nesse sentido, podemos cadastrar esses centros e vincular ao contrato de frete que atende determinada região. Antes de seguir com essas configurações, é preciso entender qual modelo se encaixa melhor a necessidade da sua empresa.


    Confira nossa explicação detalhada, no vídeo abaixo:



    Múltiplos Centros de Distribuição ou Único Centro de Distribuição?


    A plataforma permite que você configure mais de um Centro de Distribuição. Dessa forma, se a sua empresa possui diversos centros espalhados pela região ou nível Brasil, você pode ter o controle do estoque segregado, configurar faixas de CEP que serão atendidas por cada um desses CDs, assim como, vincular lojas físicas a esses CDs, caso você possua retirada em loja.


    Se o seu negócio possui um estoque central é recomendado a utilização de apenas um CD para atender a todos os pedidos.


    E se possui múltiplos Centros de Distribuição, precisamos considerar mais alguns detalhes para definir qual configuração atenderá melhor seu negócio, ao longo do conteúdo vamos esclarecer esses detalhes.


    Priorização de CD


    Por padrão, a plataforma já vem parametrizada com a Priorização de CD. Utilizando essa configuração, você define qual o CD prioritário para atender ao pedido de determinada região e somente este CD será exibido nas cotações.


    Split de Pedido


    O split de pedidos é utilizado quando um pedido possui itens em Centros de Distribuição diferentes. Dessa forma, cada produto é enviado a partir de um CD específico e segue um processo separado.


    Como funciona?


    Quando é ativada a função "Split" dentro do CD, caso um pedido tenha produtos de CDs diferentes, será gerado mais de um pedido.


    Ex: o CD Curitiba está com a opção split ativa e o cliente cria um carrinho onde um produto sai do CD Curitiba e outro produto sai do CD Registro. Até a tela do fechamento, o cliente não tem conhecimento de que se trata de pedidos diferentes. Quando o pedido é finalizado, são gerados dois números de pedido na tela de confirmação, cada um com seu prazo de acordo com o configurado.


    Como é exibida a cotação de Frete?


    Por padrão, um pedido de split exibe a cotação de frete agrupada no carrinho, retornando as opções "Econômico" que é a cotação de menor preço e "Rápido" que é a cotação de menor prazo.


    É possível alterar essa forma de exibição modificando a configuração "Tipo de agrupamento nas cotações de frete", para exibir o nome das cotações, caso os produtos tenham os mesmos tipos de frete cadastrados. Por exemplo, os dois CDs que atenderam ao pedido possuem o frete "SEDEX" cadastrado, você pode ajustar essa configuração para exibir a cotação com o nome "SEDEX" ao invés de "Econômico" e "Rápido".


    Veja como fazer:


    No admin acesse o menu Frete >> Configurações de Frete >> Busque pela configuração "Tipo de agrupamento nas cotações de frete":



    Altere o parâmetro para 2 e clique em "Salvar".



    Então, as cotações de pedidos de split serão exibidas com o nome da cotação, quando a mesma atender aos produtos dos diferentes CDs.


    Outros detalhes sobre a utilização de split:


    • Serão disparados dois e-mails transacionais de pedido confirmado;
    • Se no carrinho for inserido produtos apenas do "CD Curitiba", não vai gerar um pedido de split.

    

    É importante destacar que para que a configuração “Split” funcione, a configuração “Cotação em Todos os CDs” precisa estar inativa.



    Como configurar o Split por CD


    Ao acessar o menu Frete >> Centros de Distribuição >> Consultar Distribuidoras, serão exibidos todos os CDs já cadastrados na loja e a informação de "Split" ativo ou não. Para ativar, basta clicar no ícone de edição e ativar a opção de Split.



    Após ativar e editar as informações necessárias, clique em "Salvar"



    Obs: informamos que nesta tela, também pode ser configurado um prazo adicional do CD que será somado no carrinho para o comprador. 


    Ative também a configuração “Venda de produtos de CD diferentes”, localizada em: Frete >> Configurações de Frete, realize uma consulta pelo nome da configuração, em seguida, clique em "Ativar" e mantenha ativada para permitir que o mesmo produto seja vendido por vários Centros de Distribuição.



    Assim, caso o produto apresente apenas 1 unidade de estoque em um CD e tenha 2 unidades de estoque em outro CD, será permitida a venda de 3 unidades do produto no mesmo pedido:



    Como configurar o Split para Reseller


    Acessando o menu Parceiros >> Fbits Reseller >> Cadastrar Vendedor (para criação de cadastro), ou Consulta de Vendedores (para cadastro já existente).



    Com o vendedor já criado, ative a opção de "Split" que terá o mesmo comportamento do carrinho de quando ativo o Split por CD, a diferença é que cada vendedor é considerado como um CD e quando dois ou mais vendedores estiverem envolvidos no carrinho a cotação também será retornada como “Rápido”, “Econômico” ou o Nome da Tabela (conforme configuração "Tipo de agrupamento nas cotações de frete").



    Cotações em todos os CDs


    É possível cotar um carrinho em qualquer Centro de Distribuição que atenda ao CEP informado. Com essa configuração a priorização de CD, que anteriormente limitava a cotação ao CD priorizado, é invalidada.


    Dessa forma, vale a seguinte regra na hora de retornar a cotação:


    Quais CDs possuem todos os produtos deste carrinho? 


    Os CDs que atendem ao carrinho serão retornados na cotação, desde que atendam a faixa de cep que é definida pelo cliente.


    Essa configuração atenderá, por exemplo, lojas que possuem um CD principal do e-commerce e diversas filiais que possuem estoque local, dando ao cliente final a possibilidade de retirar seu pedido na loja mais próxima, ou ainda, receber do CD principal, caso a loja mais próxima não tenha estoque dos produtos.


    Caso o cliente deseje cadastrar outras formas de envio, além da retirada em loja nas filiais, também é possível com essa configuração. Aumentando, assim, as opções de entrega e melhorando a experiência do cliente final, uma vez que é ele quem define o que melhor lhe agrada.


    Outra importante função é que o admin permite a exclusão de cotações de CDs que não devem ser retornados para determinada faixa de CEP.


    Exemplo com um produto:



    Exemplo com dois produtos:



    Como configurar a Cotação em Todos os CDs


    Para utilizar a cotação de frete em todos os CDs, é necessário ativar a configuração "Cotação em todos os CDs", dentro do menu Frete >> Configurações de Frete.



    Com a configuração ativa, acesse o Frete >> Centros de distribuição >> Prioridade de Distribuição. Nesta tela, todos os estados serão retornados.


    Ao clicar no ícone editar, pode ser removido um CD que esteja priorizado, adicionar um CD específico ou selecionar para adicionar novamente todos os CDs que em algum momento foram removidos: 



    Com a possibilidade de manipular as informações dos CDs, é possível criar regras para que retorne a cotação mais próxima do CEP do comprador, basta remover os CDs que atendem outros estados, por exemplo.


    Priorizar CD ou Cotar Frete em todos os CDs?


    Como já vimos, na plataforma, é possível escolher entre priorizar um determinado CD para atender a uma região ou se quer que todos os seus CDs atendam qualquer região. Vamos rever alguns cenários para ajudar a decidir qual regra atende o seu negócio:


    Exemplos:


    a) Tenho diversas filiais que podem atender o pedido com retirada na loja, mas, quero que envios sejam feitos a partir do meu CD principal, ou das próprias filiais. Para esse modelo de negócio é recomendado utilizar a configuração “Cotação em todos os CDs”.


    É importante informar que utilizando essa configuração, serão retornadas somente cotações de CDs que atendam ao pedido integralmente.



    b) Tenho CDs espalhados pelo Brasil, dessa forma, posso atender com menor custo e prazo de entrega algumas regiões. Para esse modelo de negócio é recomendado utilizar a configuração “Priorização de CD”, que já vem definida por padrão.



    c) Pode ser que um pedido precise ser atendido com produtos de CDs diferentes. Para esse modelo de negócio, é necessário utilizar a configuração “Venda de produtos de CDs diferentes” que permite que um mesmo produto seja atendido por mais de um CD.



    Informamos que ao utilizar essa configuração, valerá a regra de priorização de CDs, uma vez que essa configuração não é compatível com “Cotar Produtos em todos os CDs”. Sendo assim, o valor do frete ficará mais caro, pois, os valores de frete de cada produto serão somados.


    Agora que já conhece todos os cenários e como realizar as configurações é só definir o melhor e colocar em prática.


    Para uma guia deste tópico, valide os itens ao lado direito.
    Esse artigo foi útil?
    thumb_up0
    thumb_down0

    Ainda não encontrou o que procura?